Foi em 26 de Maio de 1988 que por Escritura Pública lavrada no CARTÓRIO NOTARIAL DE VILA DE REI que Manuel António Martins Lourenço, Carlos Alberto Gil Alves, Manuel Lourenço, Manuel José Lopes, Sebastião Manuel Pires Nunes, João António Santos Cardoso, Virgílio Lourenço, José Carlos de Jesus Martins, Maria Benigna Lourenço da Silva, Luís Manuel Cardoso e Fernando Martins da Silva fundaram a Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Marmeleiro, que tinha como fins fomentar e promover a Cultura e o Desporto na Freguesia.

Com  a criação da Associação deu-se inicio a um ciclo de Actividades Socioculturais na freguesia de grande relevo para a época e que levaram o nome do Marmeleiro bem longe. Destacamos aqui o papel fundamental que os jovens da altura tiveram para o desenvolvimento destas actividades e para os êxitos alcançados.


Estávamos no ano de 1993 e como aconteceu um pouco por todo o País, também aqui os jovens saíram da nossa terra à procura de melhores condições de vida. Lisboa, Suiça, Alemanha e França foram os destinos de aposta, e com esta debandada da juventude da nossa terra, as actividades que até então a Associação vinha desenvolvendo sofreram um duro revés. Tornou-se então necessário repensar o papel da Associação na freguesia e delinear uma nova perspetiva de futuro para a Instituição.


E foi assim que em 1 de Agosto de 1995, por escritura pública, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Marmeleiro passou a designar-se por CENTRO SOCIAL CULTURAL E DESPORTIVO DO MARMELEIRO. Sem perder os fins para que fora criada acrescentamos a vertente social. A terceira idade tornou-se o alvo da nossa intervenção, sendo a faixa etária a carecer mais do nosso apoio. Era imperativo a construção de um Centro de Dia para podermos apoiar os mais idosos. Meteu-se mãos á obra, adquiriu-se o terreno, fez-se o projecto e iniciou-se a construção. Foram tempos difíceis dado que se teve de improvisar uma cozinha na cave da Junta de Freguesia para podermos servir os utentes enquanto não se concluía o Centro de Dia. Não podemos esquecer aqui o enorme contributo que as nossas gentes deram para a conclusão do Centro de Dia.

As obras foram concluídas e reuniram-se então todas as condições necessárias para poder servir melhor os nossos utentes. Desde então não paramos de crescer no número de respostas sociais que prestamos e na área que abrangemos.

CSCD Marmeleiro Ed1.0 10/2014

Início

CENTRO SOCIAL CULTURAL E DESPORTIVO DO MARMELEIRO

Início Associação Lar Respostas Sociais Donativos Contatos

Área Reservada